quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRANSGÊNICOS

Você já ouviu falar nos transgênicos?
Saberia distinguir um transgênico de um não transgênico?
Afinal o que vem a ser isso?
Transgênicos são plantas, animais ou microorganismos cujo código genético foi modificado, em laboratórios, por processos de Biotecnologia. São conhecidos também como OGMs (organismos geneticamente modificados). Geralmente, a modificação consiste na inserção de um gene de outra espécie, com o objetivo de conferir ao OGM alguma característica interessante do ponto de vista econômico, como maior produtividade ou maior resistência a pragas. É o que acontece, por exemplo, com o algodão que recebe um gene da bactéria Bacillus thuringiensis. Esse gene induz a produção de uma toxina que torna a planta mais resistente ao ataque de insetos.
Na aparência, uma planta transgênica não difere de uma normal. Na maioria dos casos, só os técnicos conseguem saber a diferença por meio de analises especificas.
Os transgênicos ainda não são muito conhecidos. Hoje, depois de aprovada a lei de Biossegurança, a manipulação, pesquisa e comercialização de OGMs são rigorosamente controladas pelo governo. Também passou a ser obrigatório que nos rótulos de produtos que contenham OGMs essa informação seja dada ao consumidor.
Devida a alta produtividade poderiam acabar e solucionar o problema de fome no mundo.
Se o caso dos transgênicos fosse levado a um Tribunal, haveria acusações e defesas acaloradas durante o julgamento: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário