quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ENGENHARIA GENÉTICA

Corresponde a um conjunto de técnicas que permitem a manipulação do DNA. É conhecida também como a tecnologia do DNA recombinante.
Através dessas técnicas é possível mapear os genes nos cromossomos e saber exatamente em qual cromossomo e em qual lugar do cromossomo o gene se localiza. É possível também realizar o chamado sequencialmento gênico, ou seja, determinar qual é a sequência de bases nitrogenadas de um gene. Essas informações têm permitido aprimoramentos nos serviços de aconselhamento genético, pois têm possibilitado informar a um individuo normal se ele é ou não portador de um gene que causa doença e que pode ser transmitido aos seus descendentes.
 Hoje já se pode, por exemplo, afirmar se uma mulher é ou não portadora do gene para hemofilia (doenças genéticas hereditárias). Pode-se afirmar também se um individuo possui ou não genes para certas doenças genéticas de manifestação tardia.
As técnicas de Engenharia Genética possibilitam fazer a identificação de pessoas através de impressões digitais e analise de DNA (assunto já postado neste blog).
A engenharia genética também esta abrindo caminhos para produção de hormônios de forma mais rápida, eficiente e muitas vezes a um custo mais baixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário